O tema Parea foi desenvolvido como base do curso “Código WP Avançado”. Caso você ainda não conheça o curso, clique aqui e saiba mais.

Para que o tema funcione na sua instalação WordPress, siga as instruções abaixo.

Tema WordPress Parea

Instalação – Modo Fácil

  • Baixe o tema clicando neste link. Clique no segundo ícone do lado superior direito para baixar:
  • Faça uma instalação vazia do WordPress. Isso é importante porque a importação pode sobrescrever o conteúdo que você já tiver numa instalação prévia. Faça num WordPress vazio e recém instalado!
  • Instale o plugin One Click Demo Import
  • Instale o tema usando o arquivo que você baixou. Em seguida, ative o tema.
  • Vá em Aparência -> Import Demo Data
  • Clique no botão azul “Import Demo Data” e aguarde o fim do processo
  • Pronto! O tema já estará pronto para usar

Obs. 1: o mapa está desativado por padrão. Você não precisa dele para acompanhar o curso. Mas, se quiser ativá-lo, você poderá ir em Aparência -> Personalizar -> Seção Mapa e habilitar o mapa. Você vai precisar de uma chave de API para fazer o mapa aparecer. Clique no link da página de configuração para obter a chave. Você precisará de criar uma conta de faturamento Google para gerar a chave, mas ela será gratuita na maioria dos casos.

Obs. 2: o tema não ficará EXATAMENTE igual ao que você vê nos primeiros vídeos do curso. No entanto, isso não vai te atrapalhar a acompanhar as aulas.

Instalação – Modo Menos Fácil

  • Baixe o tema clicando neste link
  • Na sua instalação do WordPress (vazia ou não), vá até Aparência -> Temas e clique no botão “Adicionar Novo”.
  • Ative o tema

Configurações Básicas

  • Para que o tema fique com a aparência da imagem acima, crie uma página vazia chamada “Home” e outra chamada “Blog”. Na página “Home”, na caixa “Atributos da página”, escolha o modelo de página chamado “Home Page”.
Instalacao do tema Parea WordPress - escolhendo modelo de pagina
  • Vá até o menu Configurações -> Leitura
  • Em “A página inicial mostra”, escolha a segunda opção “Uma página estática”.
  • Para a página inicial, escolha a página “Home” que você criou anteriormente. Para a página de posts, escolha a página “Blog” (ou qualquer nome que você tenha dado a ela).
Instalacao do tema Parea WordPress - configuracoes de leitura
  • Salve e veja que a página inicial do tema já está quase parecida com o modelo

Personalizando o Tema

Adicionando menus

O tema Parea possui duas posições de menu. Um está no topo da página e é o menu principal (Parea Main Menu) e o segundo está no rodapé (Parea Footer Menu). Para adicionar itens a estes menus, clique em “Add a menu”.

Você será direcionado à página de criação de menus do WordPress. Crie um novo menu, adicione as páginas desejadas e escolha a posição do menu no tema (Parea Main Menu ou Parea Footer Menu).

Instalacao do tema Parea WordPress - adicionar menus

Áreas de widgets

O tema Parea possui três áreas de widgets.

Barra Lateral do Blog: uma área de cor amarela que aparece apenas em algumas páginas internas do tema, como a listagem de itens do blog.

Barra Lateral Mídias Sociais: área no topo à esquerda onde você pode colocar itens de algum plugin de redes sociais, ou o que você desejar colocar.

Sidebar do Rodapé: uma área logo acima do rodapé onde você pode colocar os widgets que desejar (máximo de 3 widgets). Ela só aparecerá quando houver ao menos um widget.

Demais customizações

É possível customizar diversas outras áreas indo até Aparência -> Personalizar.

Identidade do site: permite escolher um logotipo para o site (as dimensões recomendadas são 238/50 pixels).

Imagem do cabeçalho: permite escolher uma imagem de 1920/300 pixels que aparecerá no cabeçalho de todas as páginas internas. Pode-se escolher mais de uma imagem e fazê-las aparecer aleatoriamente.

Seção Serviços: permite mostrar/esconder a seção, bem como escolher imagens e texto para os itens da seção.

Seção Blog: permite escolher o conteúdo do título e do subtítulo da seção.

Seção copyright: permite definir o conteúdo do texto do copyright

Seção Mapa: permite mostrar/esconder a seção mapa. Por padrão, vem desabilitada. Para fazê-la funcionar, você deve gerar uma chave API do Google Maps * (clicando no link) e informar um endereço.

* desde o início de 2018, o Google pede para que você informe dados de faturamento para gerar a chave. Na maioria absoluta dos casos o uso da chave continua sendo grátis. Se você for usar apenas para testes no curso, certamente você não terá que pagar nada para usar.

Traduções

O tema possui um arquivo chamado parea.pot  (pasta languages). Nele estão todas as strings traduzíveis, com localização dos arquivos onde essas strings estão. Você pode usá-lo de base para gerar novas traduções.

Existe ainda o arquivo  pt_BR.po , com as traduções em português do Brasil. Você pode editá-lo com o Poedit e gerar um novo arquivo .mo para o tema.

Você também pode optar por instalar algum plugin de tradução, como o Loco Translate. Fique à vontade! 🙂